Anúncios online: quais, onde e como funcionam?



O termo publicidade digital refere-se ao marketing por meio de canais online, como sites, conteúdo de streaming e muito mais. Os anúncios digitais abrangem vários formatos de mídia, incluindo texto, imagem, áudio e vídeo. Eles podem ajudar você a atingir diversos objetivos comerciais em todo o funil de marketing, desde o reconhecimento da marca, passando pelo engajamento do cliente, até o lançamento de novos produtos e a geração de vendas repetidas. A área da publicidade digital é relativamente jovem em comparação com canais tradicionais, como revistas, outdoors e mala direta e se destaca em diferenciais positivos como:


- velocidade: ao contrário das tradicionais mídias impressas e de exibição, como outdoors, que levam um tempo maior para serem veiculados, um anúncio digital pode ser exibido quase que imediatamente após ser criado e configurado.


- flexibilidade: anúncios tradicionais, uma vez que finalizados não podem ser modificados sem que haja uma complicada operação de retirada e correção. Já os anúncios digitais podem ter perfomances analisadas e serem alterados em tempo real, pausados e reajustados para otimizar com base em desempenho.

- orçamento: campanhas publicitárias digitais complexas e de alto nível podem ser tão caras quanto a publicidade tradicional, ou mais, mas os anúncios digitais também são acessíveis a empresas menores sem grandes orçamentos e podem ser ampliados ou reduzidos para corresponder ao seu investimento financeiro.


- precisão: independente do canal escolhido, seja nos buscadores ou nas redes sociais, a segmentação é o principal difrencial entre anúncios digitais e mídias tradicionais. Isso porque as propagandas impressas, em rádio ou TV, seu público-alvo é amplo, mas isso não garante retorno de interesse da maioria. Já na publicidade online dos anúncios digitais, é possível segmentar o público por interesse, localização, fatores demográficos ou necessidade, que busca exatamente por seu produto ou serviço, maximizando assim a possibilidade de venda ou contratação em sua empresa.


Como funcionam os anúncios digitais?


Não há uma resposta única para a pergunta: “Como funcionam os anúncios digitais?” Com a grande variedade de formatos de anúncios digitais, você pode encontrar anúncios simples de criar e publicar, bem como anúncios que exigem ferramentas mais complexas. Há também tipos de anúncios para todos os níveis de orçamento, com diferentes modelos de preços e métodos de segmentação. Em quais canais e formatos podemos criar anúncios online?


Os mais comuns formatos de publicidade digital são:


- anúncios na rede de pesquisa: geralmente criados para aparecerem como resultado de buscas feitas nos em mecanismos de pesquisa como Google ou Bing.


- display: pequenas propagandas com imagens e textos que aparecem em sites parceiros dos buscadores, geralmente ficam posicionados nas laterais ou partes inferiores dos sites.


- vídeo: in-stream são aqueles famosos anúncios em vídeo que aparecem antes ou durante a reprodução de vídeos online. Já os out-stream aparecem de forma semelhante aos anúncios de diplay.


- anúncios de áudio: reproduzidos antes, durante ou depois do conteúdo de áudio online, como streaming de música ou podcasts.


- impulsionamento em redes sociais: divulgações em diversos formatos como vídeos, imagens e textos feitos nas redes sociais como Twitter, Instagram e Linkedin.


Melhores práticas e dicas de publicidade digital

A estratégia de publicidade digital pode ser complexa, mas há algumas melhores práticas importantes que ajudarão você a começar:

Alcance o público-alvo certo Aproveite a precisão de segmentação da publicidade digital para alcançar públicos-alvo relevantes que são mais propensos a achar seu anúncio relevante e interagir com ele.

Acompanhe o desempenho As métricas de desempenho para anúncios digitais podem ser rastreadas quase em tempo real, em comparação aos formatos de anúncios tradicionais. Mantenha-se atualizado sobre o desempenho da sua campanha publicitária. Assim, é possível ver o que está funcionando e o que não está e aplicar seus gastos com anúncios de forma mais eficiente.

Teste e otimize Você pode personalizar quase todos os aspectos dos anúncios digitais, desde o texto até os ativos visuais, quais segmentos do público-alvo você está alcançando, quanto é seu orçamento e muito mais. A melhor maneira de obter sucesso com sua campanha publicitária digital é testar variáveis continuamente para maximizar o desempenho. Torne a otimização uma parte fundamental da execução da sua campanha.

Seja autêntico Os anúncios digitais estão cada vez mais sofisticados. O mesmo acontece com o seu público-alvo. Públicos-alvo online são exigentes, portanto, um texto desleixado ou anúncios com conteúdo irrelevante não ajudarão você a ter sucesso. Seja autêntico sobre o que você tem a oferecer em todos os aspectos de sua estratégia de publicidade digital: seus ativos visuais, sua mensagem e até mesmo quais públicos-alvo você deseja alcançar. Assim, você conseguirá engajar seu público de forma genuína.









Fonte: Enipê & AmazonAds

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo