Forma e cor no design de logotipo


O autor do livro Thoughts on Design (Pensamentos sobre o Design, 1947) disse: "O design é o embaixador silencioso da sua marca." Podemos acrescentar a essa definição, que o design de um logotipo é o coração de uma identidade de marca, que apresenta a personalidade de uma empresa ou de um produto. Se você deseja estabelecer a conexão com o público-alvo e contar a história de uma marca, começar com um logotipo seria uma boa escolha.


Nesse artigo, vamos falar mais sobre os componentes de um logotipo e como eles são vitais para um percepção visual atraente. Continue lendo e veja dicas imperdíveis!


Para criar um logotipo eficaz, os designers consideram os menores componentes dos quais ele é construído e pensam na influência que eles terão sobre os clientes em potencial. O. conhecimento dos princípios psicológicos ajuda a entender as aspirações e motivações humanas, o que significa que os designers podem prever as possíveis reações dos usuários a determinadas soluções.


As pessoas podem não perceber, mas a mente geralmente reage a objetos visuais que afetam as emoções e o comportamento. Cada cor e forma tende a ser percebida com seu próprio significado, então quando olhamos para um objeto visual nosso cérebro recebe a mensagem certa e reage de acordo com o que vemos.


Compreendendo o papel da psicologia da cor e da forma, o especialista em design pode controlar o significado que um logotipo contribui. Cada componente escolhido cuidadosamente ajuda as pessoas a ler o significado do logotipo corretamente.


Cor no design do logotipo

A pesquisa fornecida pela Colorcom mostrou que leva apenas 90 segundos para as pessoas fazerem um julgamento subconsciente sobre um produto e entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor. É por isso que o sucesso da estratégia de marca depende muito das cores escolhidas para o design do logotipo.


As cores são um fator vital, não apenas para a aparência visual dos produtos, mas também para o reconhecimento da marca. Baseados em pesquisas, descrevemos os significados das cores comuns no branding e aqui está um pequeno resumo:


Vermelho . Confiança, juventude, poder, energia, calor, amor, conforto, paixão;

Laranja . Amigável, caloroso, enérgico, entusiasmo, cordialidade, mudança, jovialidade;

Amarelo . Felicidade, otimismo, alegria, positividade, felicidade;

Verde . Paz, crescimento, saúde, sustentabilidade, natureza, tranquilidade, fertilidade;

Azul . Confiança, segurança, estabilidade, sabedoria, lealdade, epiritualidade, mistério

Roxo . Luxuoso, criativo, veracidade, introsepcção, qualidade

Preto . Confiável, sofisticação, experiência, luxo, poder, força, glamour, modernidade

Branco . Simples, calmo, limpo, higiene, pureza, inocência, juventude.


A escolha da cor não deve ser baseada apenas no significado comum. A percepção visual é bastante individual para todos, portanto, os efeitos das cores podem ser diferentes devido a fatores como idade, cultura e gênero. Por exemplo, as crianças gostam muito da cor amarela, mas à medida que nos tornamos adultos, geralmente parece menos atraente. Além disso, existem muitas diferenças culturais na definição de cores. Para garantir que a cor funcione efetivamente para uma estratégia de marca, é vital considerar as preferências do público-alvo.


Forma no design do logotipo

Todos os objetos visuais podem ser analisados ​​em termos de forma. As pessoas nem sempre percebem quais figuras e formas as cercam, mas elas têm um grande impacto em nossa consciência e comportamento. Muitos anos de pesquisas e testes ajudaram os profissionais a definir o significado que cada forma normalmente traz e como ela pode influenciar a percepção humana. Vamos olhar mais de perto?


  • Quadrados e retângulos: representam disciplina, honestidade, coragem, segurança, confiabilidade, equilíbrio

  • Triângulos: excitação, risco, estar sempre em atividade, equilíbrio, estabilidade, ação

  • Círculos, ovais e elipses: eternidade, feminino, universo, magia, modernidade

  • Espirais: crescimento, criatividade, calma, inteligência

  • Formas naturais: São formas que representam a formas naturais de maneira “estilizada”. Transmitem originalidade, remetem ao orgânico, equilíbrio, refresco

  • Formas abstratas: aquelas que desenhamos com liberdade de expressão. Representam a dualidade de significado, singularidade, elaborada.


Ao criar um logotipo, os designers devem trabalhar nas formas aplicadas, bem como prestar atenção ao tipo de letra escolhido para a marca da palavra. Mas a tipografia é um assunto que merece um capítulo à parte. Até lá!









14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo