Logo, marca, logotipo, logomarca, slogan… Qual é o certo?


Aquela pequena imagem, desenho ou escrita que mostra de cara de qual marca se fala. Essa é uma definição simples para um dos principais itens do processo de branding de uma empresa. Logo, logomarca, logotipo são alguns termos que causam certa confusão no público em geral, mas é importante que essa dúvida seja esclarecida. Os cinco termos listados no título não são sinônimos.


De acordo com o infográfico (e vários teóricos do design) logomarca é um termo errado e que não existe. É uma redundância provavelmente criada por algum publicitário prolixo. Seria o mesmo que chamar um sujeito chamado “Carlos” de “Carlos Carlos”.

Outra justificativa para nunca mais usar o termo “logomarca” é o fato de que você pode procurar em todos os livros sobre design oriundos dos países que originaram e começaram a tratar design como ciência (Alemanha e Estados Unidos) e você vai encontrar os termos “logo” ou “Mark”, nunca os dois juntos. Assim sendo, vamos as definições:



Logo

Em sua essência, a palavra logo vem do grego logos, que traduzindo para o português: “significado”.

Em comunicação/design, logo é o símbolo pelo qual a sua marca/empresa/negócio é reconhecida.


Marca

Em sua essência, a palavra marca vem do germânico “marka” que traduzindo para o português é “significado”.

Porém, no mundo da comunicação a palavra marca vai bem além da representação gráfica. Marca está também relacionada ao conceito da empresa, aquilo que fica no imaginário das pessoas.

Por exemplo, quando fala-se da Adidas, logo se pensa em prática de esportes, alta performance, tudo isso com estilo e qualidade.

É essa “imagem” que veio a cabeça que a marca representa. Mas também se usa muito o termo “marca” para se referir ao logo (o que não é considerado errado).


Logotipo

Quando um logo possui um suporte de texto, chamamos o símbolo total de logotipo. É a união de um logo e um texto. Veja nos exemplos abaixo o logo e o logotipo da Nike, respectivamente.


Logomarca

Muito embora possa ser encontrado nos dicionários da língua portuguesa, o termo não é usado nas línguas que criaram o ofício/ciência do design. Logo e marca tem o mesmo significado.

“Significado do significado”, isso não faz nenhum sentido! (rsrs)


Slogan

Algumas pessoas usam a palavra slogan para se referir ao logo, mas dessa vez há uma confusão referente a semelhança das palavras.

Na verdade, slogan não tem nada a ver com logo.

Slogan é uma frase/expressão que define a empresa, as vezes também chamada de jargão. Um trabalho dos redatores e não dos designers.


E aí, sua jovem empresa já possui um logo que a represente? Se não, conte com a nossa ajuda para criá-la e deixe sua marca no mundo dos negócios! Até mais!


(Fonte: Rock Content)



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo