Onde foi parar meu perfil do Google Ads em 2022?


Não são todas as contas, mas aparentemente algumas empresas e microempresas estão tendo dificuldades para acessar seus perfis do Google Ads em 2022. Não se sabe ao certo o motivo, mas uma atuallização do Google fez com que aparecesse no gerenciamento do seu perfil do Google Meu Negócio uma opção de anúncios que confundiu tudo na nossa cabeça! Se este for o seu caso, vem conosco que descobrimos o problema e trouxemos a solução. Vamos Juntos!


O que está acontecendo?


O GoogleAds é a plataforma de gerenciamento de marketing gratuita do Google e é usada por dezenas de milhares de empreendedores e grandes empresas no mundo todo diariamente para a criação e o gerenciamento de campanhas de anúncios que são veiculadas em seus buscadores e aparecem também em sites parceiros como blogs, canais do Youtube e sites de notícias.


Já o Google Meu Negócio é o gerenciador do perfil das empresas no Google. Quando pesquisamos por algum produto ou serviço, é o Google Meu Negócio o responsável por mostrar no GoogleMaps quais são as empresas próximas que oferecem aquilo que buscamos. Neste perfil, inserimos todas as informações que possam ser úteis para os clientes como nossos sites, telefones, descrição de serviços e ramo do negócio ao qual pertencemos e até inserir imagens daquilo que os clientes terão conosco.


Em 2022, o Google fez uma atualização e inseriu no Google Meu Negócio uma opção direta para a criação de anúncio de divulgação da empresa e foi aí que toda a confusão teve início.

Algumas empresas que já possuem perfil cadastrado na plataforma de anúncios GoogleAds estão sendo direcionadas automaticamente para o perfil do Google Meu Negócio ao tentarem acessar com o login administrativo a plataforma clássica de criação de anúncios.


Há alguns possíveis motivos para que isso esteja acontecendo, dentre eles a criação duplicada de perfis no Google Ads (dois perfis para a mesma empresa), cookies salvos no navegador que precisam de limpeza entre outros.


Ao ver que agora aparece a opção anúncio dentro do menu lateral do perfil Google Meu Negócio, muitos clicam esperando acessar a plataforma avançada do Google Ads automaticamente. No entanto, o acesso é para a criação de um anúncio institucional que não oferece as mesmas opções de configurações avançadas de criação e monitoramento de campanhas de anúncios gerais como acontece dentro da plataforma de gerenciamento de anúncios oficial.


Como resolver?


Pesquisando em fóruns internacionais e nacionais, conseguimos encontrar de fato como resolver essa questão. Lembrando que isso é apenas uma das possíveis soluções para que você consiga acessar novamente a plataforma GoogleAds a partir do perfil Google Meu Negócio:

Passo a Passo


1 - ao ser direcionado para o perfil Google Meu Negócio da sua empresa, localize Anúncios no menu lateral esquerdo.


2 - quando aberta a tela de anúncio do Google Meu Negócio, procure pelo símbolo de engrenagem e clique em Gerenciar Anúncios



3 - role a página Configurações de Anúncios até o final, localize a opção Avançada, clique na seta ao lado direito e repare que aparece Comparar Opções de Publicidade do Google, para as pessoas que já possuem experiência com a plataforma Google Ads. Clique nela.



4 - No pop-up que se abre, notamos que as interfaces anteriores do Google Ads (leigos e profissionais) foram separadas da plataforma Google Ads. Para leigos, a interface agora aparece no perfil Google Meu Negócio que oferece opções simples de configurações de anúncios. Já a opção para profissionais do marketing deve ser acessada através das campanhas inteligentes.





Ao clicar em Comparar Opções de Publicidade do Google, são oferecidas as opções de continuar na plataforma simplificada do Ads dentro do Google Meu Negócio ou de Mudar para as campanhas inteligentes. Clicando nessa opção, somos direcionados para uma nova aba do navegador, onde configuraremos os anúncios com todos os parâmetros e configurações avançadas da plataforma profissional já conhecida.


Na plataforma do Googleads configuramos, além do texto das nossas campanhas de anúncios, quais palavras-chaves estarão associadas e levarão à exibição do nosso anúncio, quais não levarão, o orçamento por cada campanha com limite de gastos diários, os dias para exibição de nossos anúncios, as localizações que atendemos e o perfil de nosso público-alvo. Através destas configurações, conseguimos aparecer para as pessoas que buscam por nossos produtos e/ou serviços, no momento e nos locais exatos em que eles buscam por nós.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo