Quais são os melhores horários para fazer um post nas redes sociais?

Atualizado: 13 de fev. de 2020



Você trabalhou duro em sua postagem para as redes sociais, mas você tem noção de quantas pessoas vão realmente engajar com ela?

Descobrir os melhores horários de publicação resulta em mais do que só fazer alguns cliques se tornarem dezenas. Esses dados vão te ajudar a entender seu público de maneira profunda.

E se você acha que os melhores horários são os mesmos em todas as mídias, você está terrivelmente enganado. Seus potenciais seguidores são diferentes em cada rede e até mesmo em cada setor do mercado, e entender isso demanda mais estudo do que você imagina.

No entanto, é importante saber que não existe um horário perfeito para resolver seus problemas de engajamento.

Neste post vamos mostrar através de mapas de temperatura o comportamento do público em cada uma das redes sociais.

Quer saber como melhorar seus resultados e encontrar seus públicos nessas mídias? Continue conosco:


Melhores horários para postar no Facebook

O Facebook ainda reina no mundo das redes sociais, com mais de 1.4 bilhões de usuários ativos todos os dias.

Além disso, é também a principal escolha para as empresas, sendo que 93% de profissionais de marketing usam a plataforma regularmente.

O que isso significa para sua marca?


Não é tão fácil atingir seus consumidores.

Ainda mais com as mudanças no algoritmo do Facebook, nas quais os usuários veem mais postagens de seus amigos e família em vez de páginas empresariais.

As marcas ainda conseguem engajamento orgânico, no entanto, muitas vezes atiram no escuro esperando que tudo dê certo.

Com esses dados conseguimos tirar insights importantes para que empresas consigam mais engajamento em suas páginas no Facebook.


Dados importantes:


Os melhores horários para postar no Facebook são Quartas das 12:00h as 14:00h e Quintas das 13:00h às 14:00h.Quinta-feira é o melhor dia da semana para publicar no Facebook.Os horários mais certeiros para postagem incluem dias da semana de 10:00h até as 15:00h.Sábado é o dia com menor oportunidade de engajamento.Períodos entre 17:00h e 19:00h e horários bem cedo na manhã não são bons se seu objetivo é engajamento.

Se os dados nos mostram algo é que engajamento consistentemente tem seus picos durante dias da semana e em horários perto do meio dia.

Para muitos usuários é o horário de almoço, o que significa maior tempo para usar seus celulares, navegando pelas redes sociais.

Em contrapartida, finais de semana tendem a ser horários mais pobres para engajamento.

A maioria das pessoas estão fora nesses dias, principalmente aos sábados. Não espere engajamento quando sua audiência está mais ocupada.

A maior rede social do mundo está passando por situações adversas, no entanto, ela ainda é a mais importante para as marcas, sendo um poço de oportunidades para sua empresa.


Melhores horários para postar no Instagram


Mais de 80% das empresas brasileiras estão no Instagram, de acordo com a Social Media Trends, e esse número só cresce anualmente.

Com imagens de alto engajamento e vídeos de tirar o fôlego, o Instagram é o rei do conteúdo visual.

No entanto, existe um problema.

Assim como o Facebook, está cada vez mais difícil alcançar seu público organicamente e conseguir estar à frente do algoritmo dessa rede social.

Com a importância dessa mídia para os negócios e sua presença na vida dos usuários online, você provavelmente quer saber os melhores horários para ser certeiro em sua estratégia, certo?

Se você ainda não está convencido, saiba que o Instagram é a rede preferida de 47% dos usuários de redes sociais (dado também da Social Media Trends 2018).

Além disso, não podemos subestimar o poder dessas mídias para a geração de oportunidades de negócios. Então vamos contar o que foi descoberto:

Os melhores horários para se postar no Instagram são:

Quartas às 15:00h, Quintas às 5:00h, 11:00h, 15:00h às 16:00h e Sextas às 5:00h.Quinta é o melhor dia para se postar no Instagram. Os horários mais seguros para postagem vão de Terças às Sextas de 9:00h até as 18:00h. Domingo é o dia com pior engajamento para o seu Instagram.

Podemos tirar alguns insights interessantes e, até mesmo surpreendentes, com esses dados.

Para começar, alguns dos horários de maior engajamento são no final da madrugada, às 5 da manhã. Um horário extremamente inusitado, mas que pode ser justificado por aquelas pessoas que acordam cedo e tem como o hábito checar o Instagram assim que acordam.

Outros bons horários de engajamento são nos meios da tarde durante dias da semana, o que caracteriza usuários que frequentemente olham suas redes sociais para se dispersar um pouco da rotina e o cansaço do dia. Aos finais de semana, os melhores horários, por observação própria, acontecem entre 15:00 e 18:00 e por volta das 22:00.

Melhores horários para postar no Twitter


Com mais de 350.000 tweets sendo enviados a cada minuto, conseguir engajamento no Twitter pode parecer impossível, mas não é.

Profissionais de Marketing Digital precisam ser inteligentes sobre como e quando atingir seus públicos.

Ainda existem muitas oportunidades para marcas nessa plataforma. Ela ainda é uma das redes sociais com mais chances de interação com seu público de maneira rápida, garantindo uma boa experiência do usuário.

O melhor horário é entre 9:00 e 10:00 da Sexta-feira.Sexta é o melhor dia para postar no Twitter. Faça seus posts em dias da semana de 10:00h até 12:00h, esses são os horários mais seguros. Domingos de manhã recebem menos engajamento.


O engajamento no Twitter não morre aos finais de semana. Pelo contrário, alguns dos maiores índices acontecem nas tardes de sábado. Muito provavelmente pelo tempo livre dos usuários nesses períodos.

Além disso, o engajamento vai até tarde da noite quase todos os dias da semana, o que mostra o potencial do Twitter de atuar como uma segunda tela, em que os usuários comentam os programas que estão vendo durante a noite.

O Twitter, mesmo que não tão grande quanto Facebook ou Instagram, é uma ferramenta poderosa para sua empresa.

Como você pode perceber, os horários que funcionam para cada rede social são bem variadas.

E, por mais que existam boas práticas e indicações de melhores horários para publicação, não existe fórmula mágica para engajar seu público.

Muito pelo contrário, se conectar com seus consumidores vai muito além de um horário de publicação.

Existem formatos de postagem, tom de voz, a percepção de sua marca e como você se relaciona todos os dias com seus seguidores.

A dica principal é: teste. Só testando você irá conhecer melhor o seu público, sua rotina e o que desperta mais interesse nele e quando. Faça a publicação e acompanhe os resultados em acessos, em alcance, engajamento. Essas ferramentas básicas estão disponíveis nas redes sociais e tudo isso representa muito mais sobre a relação de sua empresa com os usuários das redes.



Fonte adaptada: RockContent

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo